2024 Chamada de trabalhos
#03 Pensando Em Crise
O LACIS Review convida a comunidade acadêmica a enviar artigos curtos (1.000-1.200 palavras) e/ou vídeo-ensaios (5-7 minutos) para publicação na terceira edição do nosso jornal virtual. Esta publicação se concentra em investigações interdisciplinares nos estudos latino-americanos, caribenhos e ibéricos. O LACIS Review é patrocinado pelo programa de Latin American, Caribbean, and Iberian Studies (LACIS) da Universidade de Wisconsin – Madison. Para esta terceira edição, serão aceitas submissões de artigos e/ou vídeo-ensaios sobre assuntos relevantes até 31 maio 2024.
Descrição
Desde as suas origens na Grécia Antiga, o termo crise evoluiu de um uso técnico na medicina ou na economia para se tornar um conceito mais amplo e complexo usado para analisar condições sociais e experiências vividas. Aquele momento decisivo, aquele ponto de inflexão, cujo resultado foi ou a morte ou a recuperação, passou por uma série de expansões conceituais que afetam as suas coordenadas temporais e que questionam a lógica binária das suas consequências. À medida que a palavra crise prolifera em títulos acadêmicos e em meios de comunicação populares, à medida que se torna politizada e até transformada em arma, passou a significar demasiadas coisas de uma forma demasiada vaga. No pior dos casos, o termo se torna um dispositivo retórico para a política reacionária e até mesmo um recurso cínico para aquilo que tem sido chamado disaster capitalism. Além disso, a ambiguidade do termo também é condicionada por considerações geopolíticas. De Reinhart Koselleck a Bruno Latour, a lista de pensadores que veem o conceito de crise como inherente na Modernidade é longa e ilustre. Deve-se mencionar, no entanto, que a Modernidade desses pensadores está sempre localizada no que hoje consideramos o Norte Global. Esta perspectiva convencional deveria nos levar a considerar a especificidade das crises que têm lugar longe dos centros ocidentais de poder político e econômico––estes últimos que parecem estar sempre localizadas no Norte. Esta terceira edição do LACIS Review pede abordagens inter-, trans- ou multidisciplinares para compreender as crises tal como ocorrem e como são vividas, representadas ou pensadas nas regiões da América Latina, do Caribe e da Iberia.
Temas
Crise financeira
Crise humanitária
Crise política
Crise de saúde
Crise na fronteira
Crise ambiental
Crise e narração
Imagens de crise
Crise no cinema
Crise continental
Crise e o Sul Global
Crise como oportunidade
Estudos de crise e as possibilidades de análise
Crise disciplinar
Crise de identidade
Crisis e distopia
Como Enviar o seu Trabalho
Os trabalhos devem ser enviados através do formulário em nosso site ou para lacis_review@g-groups.wisc.edu até 31 maio 2024. Artigos curtos (1.000-1.200 palavras) devem ser enviados como documento de Microsoft Word. As citações podem ser de qualquer estilo, mas devem ser consistentes. No caso de enviar um vídeo-ensaio (5-7 minutos), o arquivo deve ser no formato MP4. O título do trabalho deve ser o seguinte: “sobrenome_título de submissão_lacis”; por exemplo: “botero_concerning borders_lacis”.
Os trabalhos podem ser em inglês, espanhol ou português. Contudo, se desejar publicar em outro idioma, por favor compartilhe uma tradução do seu trabalho em um dos idiomas mencionados anteriormente. Se não for possível fornecer uma tradução, entre em contato diretamente com o LACIS Review para discutir outras opções.
Os autores serão informados com respeito ao status de seus artigos ou vídeo-ensaios no início do semestre de outono em setembro 2024, e os trabalhos serão publicados em dezembro de 2024 no site do LACIS Review (lacisreview.org).
Editor convidado
Dr. Juan Egea
Professor de espanhol
Departamento de espanhol e português
Universidade de Wisconsin–Madison
Comitê executivo:
Andrea Guzmán Giura
Jamie de Moya-Cotter
Addison Nace
Diego Alegria
Anneli Marisa Aliaga
Rocio Gonzalez-Espresati Clement
Logan Krishka
Get In Touch
Address
Latin American, Caribbean, and Iberian Studies
209 Ingraham Hall – 1155 Observatory Drive
Madison, WI 5370